sábado, 6 de abril de 2013

A Arte da Preparação Emocional

     "A chave para o sucesso na criação de um filho não está em teorias complexas, regras familiares elaboradas nem em fórmulas de comportamento complicadas. Ela se baseia em seus sentimentos mais profundos de amor e afeição por seu filho e é demonstrada de maneira simples através de empatia e compreensão. Os bons pais começam agindo com o coração e assim continuam a cada momento, segurando os filhos quando os ânimos se exaltam, quando eles estão tristes, irritados ou com medo. Em essência, ser pai ou mãe é estar presente nos momentos importantes.

     (...) O conceito de preparação emocional é simples. Baseia-se no bom senso e origina-se de nossos sentimentos mais profundos de amor e empatia por nossos filhos. Infelizmente, porém, a técnica da preparação emocional não é coisa que os pais aprendem a usar automaticamente apenas porque amam seus filhos. Nem que adquirem naturalmente quando decidem ter uma atitude positiva e carinhosa para com eles. O treinamento da emoção é antes uma arte que requer percepção emocional e um conjunto específico de atitudes de ouvir e resolver problemas - atitudes encontradas em famílias emocionalmente inteligentes.

     Creio que quase toda mãe e quase todo pai pode vir a ser um preparador emocional, mas também sei que, primeiro, muitos pais precisam superar certos obstáculos. Alguns deles podem ter sido causados pela maneira como era tratada a emoção na casa de seus próprios pais. Ou pode ser que os pais não consigam ouvir os filhos. Seja por que for, esses obstáculos podem impedir que a pessoa seja aquele tipo de pai ou mãe forte e confiável que ela deseja ser" (John Gottman).

Nenhum comentário:

Postar um comentário