sábado, 6 de abril de 2013

Os Homens e as Emoções

     "Se os homens são tão capazes de responder à emoção quanto as mulheres, então por que as pessoas costumam achar que homens não têm sensibilidade? A resposta é clara. Embora os homens e as mulheres tenham uma experiência interna semelhante da emoção, os homens tendem a esconder suas emoções. Verificamos que as mulheres, em nossos estudos, eram muito mais descontraídas ao expressar os sentimentos em palavras, expressões faciais e linguagem corporal. Os homens tinham mais tendência a reprimir, disfarçar e fazer pouco dos próprios sentimentos.

     Há a teoria de que os homens fazem isso porque são educados para ser durões e recear as consequências de 'perder o controle'. De fato, alguns homens adquirem um senso tão distorcido de masculinidade que não se permitem perceber nenhum tipo de emoção.

     Embora tenha implicações importantes nas relações familiares do homem, o fato de ele relutar em enfrentar emoções não impede que ele seja um bom treinador emocional. Pesquisas mostram que a maioria dos homens estão qualificados para isso. Têm a capacidade de reconhecer e reagir às emoções dos filhos. Podem sentir empatia. Para a maioria dos homens, tornar-se emocionalmente consciente não é uma questão de adquirir novas qualidades. É uma questão de a pessoa se permitir experimentar as qualidades que já possui" (John Gottman).

Nenhum comentário:

Postar um comentário